Você já sabe usar o recurso de layers no AutoCAD? Aprenda agora!
A utilização dos layers no AutoCAD facilita o nosso trabalho quando estamos desenvolvendo um projeto que possui muitas linhas sobrepostas, o uso correto dos layers ajuda na visualização do desenho tanto no ambiente do AutoCAD como no desenho depois de impresso. Neste artigo vou mostrar a vocês como criar um padrão de layers no AutoCAD e também falarei das possíveis aplicações dos layers em um projeto.
Siga @gcadcam no Instagram e curta nossa página no Facebook. Acompanhe-nos sempre nas redes sociais!
Quando estamos, por exemplo, criando uma vista de planta de um projeto que possui várias camadas em sua estrutura, com certeza ao se sobrepor todas as camadas para representar a vista de planta, o desenho ficará uma verdadeira confusão se todas as linhas estiverem na mesma cor na área gráfica do AutoCAD, e também será uma outra confusão quando imprimirmos o desenho, pois todas as linhas estarão com a mesma espessura.
A criação e a utilização dos layers visa exatamente evitar toda essa confusão, pois ao passo que utilizamos os layers, podemos definir cores e espessuras de linha distintas para contornos, linhas tracejadas, linhas de corte, linhas de centro e etc. Essa técnica faz o desenho ficar muito mais legível tornando fácil a interpretação do mesmo.
Além dessas vantagens que acabei de citar, se soubermos trabalhar de forma correta com os layers, é possível, por exemplo, ocultar ou exibir determinadas linhas do desenho com apenas um clique. Digamos que desenhei um automóvel e demostrei com linhas tracejadas toda a parte interna do mesmo, caso eu queira visualizar apenas a parte externa, basta eu ocultar as linhas tracejadas na janela de layers. Veja abaixo uma imagem demonstrativa.
Se você gostou dessa ideia e pretende começar a criar seus próprios layers no AutoCAD para que seu projeto fique muito mais bonito e organizado, assista a vídeo aula abaixo que faz parte do Curso de AutoCAD e SolidWorks – Desenho de Conjuntos.
Deixe um comentário