Quais são os melhores softwares para projetos?
Ultimamente temos uma grande oferta de bons softwares para projetos de desenvolvimento de projetos mecânicos e arquitetônicos no mercado. Todos oferecem praticidade e opções peculiares de recursos a serem usados na criação de projetos para facilitar e otimizar a vida do projetista.
Em meio a tantas ofertas muitas vezes ficamos na dúvida de qual software devemos usar no dia a dia.
E quando tentamos escolher um deles sempre nos deparamos com o fato de um proporcionar um tipo de recurso que é interessante para meu tipo de trabalho. Mas o outro também possui um recurso que eu necessito.
Pela experiência que possuo e tendo em vista os vários softwares que já utilizei para desenvolver projetos 2D e 3D. Posso afirmar que infelizmente ainda não existe um único que reúna todos os recursos que necessitamos. Daí a necessidade de mantermos um software que utilizamos como carro chefe instalado em nosso computador, e mais um ou dois que possuem recursos que o de nossa escolha não oferece.
Aproveite e siga @gcadcam no Instagram e curta nossa página no Facebook para se manter atualizado.
Um exemplo disso é que você sempre precise importar ou exportar um tipo de geometria matemática que o software de sua escolha não o faz. Para isso você precisa manter um segundo que leia esse tipo de arquivo instalado na sua máquina. Sei que essa realidade é um pouco incômoda, porém ainda nunca encontrei outra solução.
Você ainda deve estar se perguntando: ele vai sugerir software agora? Sim, é claro que vou, mas acredito que não será a resposta precisa que você gostaria de obter.
Isso porque parto do ponto de vista de que o melhor software a ser utilizado é aquele que você mais conhece e mais domina, esse sempre será o melhor para você. Em todos eles nós conseguimos chegar no mesmo resultado final.
A única diferença é o caminho traçado, alguns encurtam e outros deixam um pouco mais longo, isso pode não ser tão significante devido a prática que você possui em determinado software. Pode ser que você desenvolva mais rápido no “X” do que no “Y”, que diz possuir um caminho mais curto para chegar ao resultado final.
Fatores que devem ser levados em consideração ao escolher os softwares para projetos
Se você deseja se atualizar e migrar para um software novo porque o que você utiliza já está um pouco ultrapassado. E até o presente momento você tinha se “casado” com ele, sugiro que, apesar de quase todos os softwares serem bons.
Escolha aquele que sempre disponibiliza atualizações ou que lança uma versão nova a cada ano. Que possua uma interface amigável e tenha velocidade para calcular aplicações de recursos em geometrias complexas, que se relacione facilmente com o maior número de softwares possível. Que possua uma estrutura simples para utilizar um comando, ou seja, que não precise abrir 10 janelas para aplicar um simples chanfro.
Caso você seja um projetista ou um engenheiro do segmento da mecânica, ou afim. A dica é que se possível, escolha um software que possua um módulo de CAM (usinagem) opcional ou já acoplado na instalação original. Em muitos projetos que já fiz sempre senti essa necessidade, pois em muitos casos precisaram realizar alguns testes no projeto nesse sentido.
Considerando os pontos citados acima, tenho certeza que você ficará satisfeito com qualquer que seja o software escolhido. Pois terá sempre a disposição tudo o que é mais importante e mais utilizado em um software para desenvolvimento de projetos 2D e 3D.
Quer aprender mais sobre projetos mecânicos CAD CAM acesse nossos cursos EAD https://www.gcadcam.com.br/loja/
Deixe um comentário