Por onde começar o Projeto de um Molde
O projeto de um molde começa antes até mesmo da definição de um produto, claro que em algumas empresas fabricantes de moldes de injeção as informações para o projeto e fabricação do molde já chegam “mastigadas”, daí então basta começar a projetar. No entanto acontecem muitos casos em que no meio de um projeto a empresa solicitante do mesmo, fornece novas informações fazendo com que o projeto seja quase que totalmente alterado. Esses casos ocorrem ou porque algumas etapas do processo foram ignoradas ou porque foram mal avaliadas.
Aproveite e siga @gcadcam no Instagram e curta nossa página no Facebook para se manter atualizado.
Antes do início do projeto e do desenvolvimento do produto é necessário fazer uma avaliação de mercado, essa avaliação geralmente é feita pela equipe de marketing da empresa. Quando a empresa possui uma equipe competente, que além de pensar em lucros e comissões pensa também nas outras características do produto, com certeza teremos um bom resultado e o projeto como um todo será desenvolvido com segurança desde o início até o fim.
Por outro lado quando algumas etapas são ignoradas ou mal concebidas, o resultado é catastrófico gerando alterações no projeto durante todo o seu processo de desenvolvimento. É preciso alinhar a necessidade de mercado com as características físicas e mecânicas do produto, possibilitando assim um produto com um belo design e também mecanicamente satisfatório, essa interação facilita a construção do molde e de todo o processo de fabricação do produto.
Após toda essa avaliação e antes de começar a esboçar o projeto é preciso avaliar alguns outros pontos fundamentais que veremos a seguir:
1. Reduzir custo e beneficiar a produtividade.
O molde deve possuir facilidade para set-up, ou seja, há que se existir olhais para transporte, entrada e saída de refrigeração no lado oposto ao operador da injetora, (se não sabe o que são injetoras clique aqui), se possível instale manifold de refrigeração, defina bem o local por onde o molde será fixado na injetora (abas ou rasgos laterais), observe a compatibilidade do tamanho do molde x injetora e a concepção do sistema extrator deve ser totalmente funcional.
2. Informações necessárias para o projeto.
O desenho de produto deve estar definido, se possível tenha uma amostra do produto, saiba qual material será usado na injeção e sua respectiva contração (para saber o que é contração clique aqui), qual será a produção mensal, defina quais são as regiões do produto que poderão possuir marcas de extração e injeção, e por fim tenha muita atenção com as regiões de encaixe do produto (casa haja).
3. Tenha certeza de que o produto em desenvolvimento pode ser fabricado em plástico.
Já observei muitos casos em que determinada empresa desenvolveu um enorme projeto e ao seu fim descobriu que para a aplicação final do produto o plástico não era a melhor escolha, porém caso seja definido que o plástico é a melhor escolha tome cuidado com as espessuras de parede do produto, dependendo de sua variação podem causar efeitos estéticos desagradáveis.
Não tenha pressa em analisar toda a geometria do produto afim de que exista boa resistência, poucas variações de espessura de parede, cantos arredondados facilitando a extração e considere locais que possam possuir possíveis nervuras para reforço.
Tendo avaliado todos esses requisitos supracitados você está pronto para começar a projetar um excelente molde de injeção que não decepcionará o setor de produção de nenhuma empresa. Um projeto bem projetado é sinônimo de cliente final satisfeito.
0 Comentário sobre "Por onde começar o Projeto de um Molde"