O que é uma Máquina Injetora?

Já falamos aqui sobre o que é e para que serve um molde de injeção, se você ainda não sabe basta ler o artigo publicado clicando aqui. Agora vamos falar da máquina injetora e de como colocar um molde de injeção em funcionamento, obviamente um molde não trabalha sozinho tendo em vista que a maior parte de sua estrutura é mecânica, sendo assim se faz necessário haver alguma força para movimentar todos os componentes mecânicos que o molde possui.

Essa força que estimula os mecanismos do molde é gerada pela máquina injetora que por sua vez tem como fonte de energia a eletricidade e também a hidráulica. Além de fazer o molde funcionar, a máquina injetora também possui outras funções como: ativar componentes elétricos, hidráulicos ou pneumáticos do molde, converter o polímero (plástico) do estado sólido para um ponto de fusão específico, controlar a temperatura do molde, injetar o plástico dentro do molde para se obter o produto final e etc..

Aproveite e siga @gcadcam no Instagram e curta nossa página no Facebook para se manter atualizado.

Entendendo um pouco melhor

Quando estamos projetando um molde devemos já no início do projeto considerar em qual modelo de máquina injetora o mesmo irá trabalhar, isso é necessário para que as dimensões do molde projetado e que será construído sejam compatíveis com as dimensões da máquina injetora em que o molde será acoplado. O molde de injeção sempre vai trabalhar em conjunto com uma máquina injetora.

Existem vários modelos de máquina injetora, geralmente quando uma empresa pensa em adquirir uma máquina dessa para atuar na sua produção, ela deve ter bem definido qual é o tipo de produto que irá ser injetado levando em conta alguns fatores básicos como: peso do produto e dimensões do produto, esses simples fatores irão determinar qual será o tamanho da máquina, sua força de fechamento, sua pressão de injeção entre outras coisas. Resumidamente falando, quanto maior for a massa e o tamanho do produto maior será a máquina injetora.

Outra coisa interessante para se saber é que a maioria das injetoras conseguem injetar apenas um tipo e uma cor de plástico por vez, caso o produto a ser fabricado possua partes com cores diferentes, como a lanterna do seu carro, então será necessário utilizar uma injetora um pouco mais arrojada.

Essas injetoras que injetam simultaneamente duas ou mais cores de plástico são denominadas “bicolor” (injeta até duas cores) e “multicolor” (injeta duas ou mais cores).

É muito extensa a quantidade de tipos e modelos de máquinas injetoras, portanto para quem precisa de uma e pensa em adquiri-la, é de muita importância avaliar ao máximo todos os pontos citados nesse artigo e outros que não foram citados, somente assim vai se conseguir alcançar o custo benefício e o desempenho de produção desejados.

Sobre

Mais de 18 anos de experiência no desenvolvimento de projetos de moldes de injeção termoplásticos, moldes de injeção para alumínio e zamak, coquilhas, ferramentas CDR, dispositivos de montagem e de controle, máquinas especiais e desenvolvimento de produtos. Pleno conhecimento e experiência com os softwares SolidWorks, Cimatron, AutoCAD, Inventor, NX e Solid Edge. Serviço de consultoria desde o projeto até a fabricação de moldes, máquinas, ferramentas e dispositivos passando pelo desenvolvimento de projetos, usinagem CNC CAM e máquinas convencionais, ajustes, montagem e todos os processos necessários.

0 Comentário sobre "O que é uma Máquina Injetora?"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*