Molde de injeção, o que é e qual sua serventia?

Queremos falar sobre molde de injeção de uma forma popular deixando a parte técnica para s vídeo aulas. Essas máquinas, podemos denominar assim, há muito tempo possuem um papel fundamental no que diz respeito à produção em larga escala de vários itens que estão presentes no nosso cotidiano. São uma espécie de forma que recebe material em ponto de fusão (estado sólido para o estado líquido) afim de constituir um modelo físico conforme o desejado.

Creio que todos possuem em casa muitos utensílios comuns feitos de plástico. Desde um simples pote ou escova dental, até chegando aos componentes do seu carro: painel, partes do volante, lanternas e muitas outras coisas. Você já se perguntou como tudo isso é fabricado? Como todos esses objetos tomam essa forma que tanto te agrada? Pois bem, hoje vamos tentar entender como esse processo de fabricação acontece, iremos tratar esse assunto de forma simples e dinâmica para um melhor entendimento.

Aproveite e siga @gcadcam no Instagram e curta nossa página no Facebook para se manter atualizado.

Falando de maneira mais simples, acredito que você já tenha feito um bolo ou ao menos já viu alguém fazer. Sendo assim sabemos que o procedimento para tal tarefa constitui-se de se pegar uma massa num ponto de fusão e coloca-lá numa forma para se obter o bolo.

Hoje não quero dar ênfase ao bolo em si, mas sim ao formato que ele ganha ao sair da forma, se esta forma circular por sua vez sairá redondo. Da mesma acontece com quase todos esses componentes feitos de plástico que você conhece.

O molde de injeção nada mais é que uma forma com vários mecanismos que recebe em seu interior um determinado tipo de polímero (plástico) para que o mesmo se torne. Após um curto período de resfriamento, físico e no formato desejado.

Tudo começa pela concepção do produto, suponhamos que queiramos desenvolver um novo copo personalizado para liquidificadores. Temos que projetar, desenhar, antes existiam profissionais denominados modeladores, eles tinham o papel de esculpir em resina o formato do copo. Atualmente esses profissionais foram substituídos por softwares, como esse que oferecemos o curso aqui no site www.gcadcam.com.br

Estes softwares nos dão recursos para modelar em 3D. Tendo o produto desenvolvido, ou seja. Com seu formato final, conseguimos saber também qual será o formato de sua forma, ou melhor, de suas matrizes que por sua vez são componentes de um molde de injeção.

Para simplificar podemos resumir que o processo de moldagem ou transformação do plástico é deixá-lo num ponto de fusão específico para colocá-lo no molde e então obter o produto final.

Existem outros tipos de moldar componentes, mas não trataremos disso agora, o importante é saber que não é somente o plástico que pode ser moldado dessa forma. Há também moldes para injetar alumínio ou zamak (matéria-prima semelhante ao alumínio).

Creio que a pergunta do título deste artigo já está respondida, conseguimos entender o conceito do que é e para que serve um molde de injeção, nesse caso para injeção plástica.

Sobre

Mais de 18 anos de experiência no desenvolvimento de projetos de moldes de injeção termoplásticos, moldes de injeção para alumínio e zamak, coquilhas, ferramentas CDR, dispositivos de montagem e de controle, máquinas especiais e desenvolvimento de produtos. Pleno conhecimento e experiência com os softwares SolidWorks, Cimatron, AutoCAD, Inventor, NX e Solid Edge. Serviço de consultoria desde o projeto até a fabricação de moldes, máquinas, ferramentas e dispositivos passando pelo desenvolvimento de projetos, usinagem CNC CAM e máquinas convencionais, ajustes, montagem e todos os processos necessários.

0 Comentário sobre "Molde de injeção, o que é e qual sua serventia?"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*