Melhores Técnicas de importação do modelo para usinagem CNC

Quem trabalha no ramo de Usinagem CNC criando programas de usinagem com sistema CAM sabe que uma das dificuldades enfrentadas está exatamente no momento de importar os modelos a serem usinados com o auxílio de software CAM.

É por isso que agora eu vou falar sobre algumas técnicas muito importantes que farão com que esse processo de importação do modelo se torne mais produtivo. E assim deixe de representar um grande problema que muitas vezes acaba fazendo todo o processo travar.

Vou tratar nesse artigo sobre alguns pontos fundamentais como: os melhores formatos de arquivo para exportação e importação, correção do modelo importado.

Vou ensinar como ter um bom desempenho da usinagem e posicionamento correto do modelo no sistema CAM.

Aproveite e siga @gcadcam no Instagram e curta nossa página no Facebook para se manter atualizado.

Melhores Técnicas de importação do modelo para usinagem CNC

Os melhores formatos de arquivo

É claro que o mais indicado seria sempre trabalhar com um software em que fosse possível tanto elaborar o projeto em CAD como também já criar todos os programas de usinagem.

Uma dica que dou aqui é utilizar o Cimatron, com ele é possível realizar todos os processos. No entanto, sabemos que muitos usuários utilizam outros softwares distintos.

Ou seja, um para desenvolver o projeto em CAD e outro para desenvolver os programas de usinagem. Isso faz com seja necessário a exportação e a importação do modelo 3D.

Existe uma infinidade de formatos (extensões) possíveis para exportar e importar um modelo, mas nem todas são tão boas, digo isso porque alguns formatos acabam por “corromper” o arquivo deixando-o com algumas falhas quando este é novamente importado.

Recomendo que evitem exportar arquivos para os formatos *.IGS e também *.PRT, esses são os formatos mais problemáticos que sempre acabam por exigir correções no modelo 3D após importado, isso porque os formatos mencionados em muitas ocasiões acabam danificando várias superfícies do modelo.

Sempre recomendo que na necessidade de exportar os modelos 3D utilizem os formatos *X_T ou *X_B (parasolid) *.STEP. Esses são formatos mais seguros para se trabalhar e quase nunca irão apresentar problemas no modelo após importado.

Correção do modelo importado

Mesmo fazendo uso dos formatos de arquivos corretos para exportação e importação. Em alguns casos ainda nos deparamos com modelos defeituosos, isso se deve ao fato de que pode ter sido elaborado em um sistema CAD de baixa qualidade. Ou porque o projetista que desenvolveu o projeto deixou algumas falhas no modelo original.

São por essas razões que sempre se faz necessário uma verificação do modelo importado para avaliar a necessidade de possíveis correções. Em alguns softwares como o SolidWorks existe o recurso de diagnóstico de importação, porém em outros essa tarefa tem que ser realizada manualmente. O mais importante com relação ao processo de correção do é sempre dar atenção às superfícies que serão usinadas. E dentro do possível manter o hábito de costurar todas as faces do modelo 3D fazendo com que ele se torne um sólido.

 Posicionando corretamente o modelo a ser usinado

Para quem já é da área isso pode soar um tanto quanto obvio, mas é de extrema importância que o modelo importado esteja posicionado no sistema CAM da mesma forma como estará posicionado na máquina CNC.

Devemos prestar bastante atenção no correto posicionamento dos eixos X, Y e Z do modelo, eles devem impreterivelmente ser coincidentes com os eixos da máquina onde o material físico será usinado.

Se deixarmos acontecer desvios nessa parte do processo a usinagem será executada fora de posição e a consequência disso será a perda da matéria-prima e um grande prejuízo.

Sobre

Mais de 18 anos de experiência no desenvolvimento de projetos de moldes de injeção termoplásticos, moldes de injeção para alumínio e zamak, coquilhas, ferramentas CDR, dispositivos de montagem e de controle, máquinas especiais e desenvolvimento de produtos. Pleno conhecimento e experiência com os softwares SolidWorks, Cimatron, AutoCAD, Inventor, NX e Solid Edge. Serviço de consultoria desde o projeto até a fabricação de moldes, máquinas, ferramentas e dispositivos passando pelo desenvolvimento de projetos, usinagem CNC CAM e máquinas convencionais, ajustes, montagem e todos os processos necessários.

0 Comentário sobre "Melhores Técnicas de importação do modelo para usinagem CNC"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*