Introdução ao desenho técnico mecânico

Pois bem, o desenho técnico mecânico nada mais é do que uma forma padronizada para expressar ideias e conceitos, seguindo padrões universais tornando-se fácil à compreensão de todos. O queremos dizer é que um desenho técnico feito, por exemplo, no Japão, se este estiver dentro das normas corretas, será compreendido em qualquer lugar do mundo.

Em toda a história da humanidade sempre o homem encontrou uma forma de registrar os fatos que ocorrem em seu cotidiano. Seja por meio de símbolos pintados ou talhados nas paredes de uma caverna, ou numa época mais recente por meio da escrita.

Hoje trataremos de forma bem simples e não muito técnica a compreensão do que é desenho técnico mecânico e qual sua função, sua aplicação.

Aproveite e siga @gcadcam no Instagram e curta nossa página no Facebook para se manter atualizado.

Introdução ao Desenho Técnico Mecânico

Com certeza já nos deparamos com livros ou mesmo filmes que abordam o assunto sobre registros por meio de desenhos feitos por homens primitivos, ou até mesmo por civilização já extintas.

Cientistas se empenham em decifrar os códigos que esses homens deixaram gravados em muitos locais, mas não é muito fácil entender tais códigos ou gravuras.

Isso porque não estamos a par da norma, do padrão que foi utilizado para criar tais registros. É de se esperar que se houvesse um manual de instruções para entender todas as formas desenhadas, ficaria tudo muito mais fácil.

O que são essas essas normas? São formas para representar em um formato de papel um objeto já existente ou que ainda não existe, mas já existe conceitualmente. Por exemplo: imagine que você começou a trabalhar na linha de montagem de uma grande empresa fabricante de máquinas para lavar roupas.

Todas as peças que compõem ela é direcionada até você por meio de uma esteira automática e seu papel é encaixar as peças da correta. Mas como saber a forma correta?

Como saber qual é o melhor ajuste de distância entre o botão de ligar e o painel? Qual a pressão (torque) correto para os parafusos que seguram a carcaça? Se apertar demais poderá danificar a carcaça, se apertar pouco com certeza vão se soltar com a vibração da máquina em funcionamento.

O desenho técnico servirá então para orientá-lo com relação à montagem da máquina, haverá números e símbolos universais que, após conhecê-los, vão lhe mostrar como montar a máquina corretamente. O melhor de tudo isso é que se no futuro você mudar de empresa, e também mudar o produto de montagem, ainda sim. Você saberá como montá-lo, pois estará familiarizado com a linguagem técnica do desenho.

Importante é saber que o desenho técnico, ou técnico mecânico, é aplicado atualmente em vários segmentos do mercado de fabricação. É usado para fabricar peças avulsas em empresas de usinagem, fabricação de automóveis e seus componentes, de máquinas e dispositivos industriais e etc..

Sobre

Mais de 18 anos de experiência no desenvolvimento de projetos de moldes de injeção termoplásticos, moldes de injeção para alumínio e zamak, coquilhas, ferramentas CDR, dispositivos de montagem e de controle, máquinas especiais e desenvolvimento de produtos. Pleno conhecimento e experiência com os softwares SolidWorks, Cimatron, AutoCAD, Inventor, NX e Solid Edge. Serviço de consultoria desde o projeto até a fabricação de moldes, máquinas, ferramentas e dispositivos passando pelo desenvolvimento de projetos, usinagem CNC CAM e máquinas convencionais, ajustes, montagem e todos os processos necessários.

0 Comentário sobre "Introdução ao desenho técnico mecânico"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*