Integrando o AutoCAD e o SolidWorks para projetar
Hoje quero falar do fato de projetar integrando o AutoCAD e o SolidWorks , essa forma de trabalho é muito usada por vários profissionais experientes da área de projeto. Pode parecer estranho e até um pouco complicado essa ideia, mas também pode ser muito viável.
Nem sempre temos tempo e queremos desenvolver todos os componentes de um projeto em 3D. Isso porque os componentes podem ter geometrias tão simples que se torna melhor desenvolver diretamente no 2D. Economizando o tempo de criar todo o 3D e depois gerar o 2D a partir do 3D. Conseguimos isso, por exemplo, interagindo com dois softwares para criar um único projeto.
Aproveite e siga @gcadcam no Instagram e curta nossa página no Facebook para se manter atualizado.
Claro que existem muitos softwares em que podemos fazer todo o trabalho sem precisar de outro. Mas o que quero mostrar com esse artigo não é exatamente o melhor software e sim a forma mais prática de elaborar um projeto com mais rapidez.
Quer um exemplo?
Digamos que você está desenvolvendo um projeto de um molde de injeção que não é tão complexo. Por isso precisa criar o 3D apenas das cavidades, todo o restante do molde pode ser criado em 2D, porque isso fará com que o processo seja mais rápido. Sabemos que também é possível desenhar manualmente em softwares voltados ao 3D, mas isso é um pouco mais complicado. É aqui que voltamos ao nosso velho e bom AutoCAD.
Como eu disse podemos desenvolver as cavidades em um software mais voltado ao 3D como o SolidWorks, Solid Edge ou Inventor. Após isso criamos o 2D a partir do 3D e exportamos para o AutoCAD.
No AutoCAD é mais usual para se trabalhar com criações diretamente no 2D. Uma vez no AutoCAD vamos então desenvolver todo o resto do projeto e também o detalhamento do mesmo no ambiente 2D. Nesse tipo de projeto imagine que para representar cada componente é necessário apenas duas vistas no desenho, por isso não requer modelo 3D.
Se você ainda não sabia, essa forma de trabalho é muito usada por vários profissionais experientes da área de projeto. E também muito boa para desenvolver sua percepção das dimensões de uma peça ao desenhá-la. Estamos tão acostumados a desenhar sempre em 3D.
Que quando precisamos desenhar um simples cubo em um ambiente 2D, acabamos ficando um pouco perdidos. No começo o fato de desenhar dessa forma pode até parecer complicado, mas depois que se habitua, o tempo ganho é considerável.
Eu ainda não sei, mas quero aprender essa técnica!
Nós do GCADCAM desenvolvemos um Curso de AutoCAD combinado com SolidWorks Desenho e Detalhamento de Conjuntos. O curso demonstra do começo ao fim, com o exemplo de um molde de injeção, como realizar todo o processo de integração de softwares usando o AutoCAD e o SolidWorks.
Veja abaixo uma aula do Curso de AutoCAD combinado com SolidWorks Desenho e Detalhamento de Conjuntos
Se ainda não trabalha com o SolidWorks e acha que tudo pode ser difícil, não se preocupe. O último módulo do curso foi criado exatamente para explicar os comandos e recursos necessários no SolidWorks para fazer essa integração com o AutoCAD.
Deixe um comentário