Impressão 3D – A solução para o seu produto

Estereolitografia é uma forma de tecnologia de impressão 3D usada para criar modelos, protótipos, padrões e peças de produção em uma camada por camada, usando processos fotoquímicos pelos quais a luz faz com que monômeros e oligômeros químicos se cruzem para formar polímeros.

Para dar origem a um produto que você sempre quis desenvolver para um determinado nicho de mercado. Está ficando um pouco desanimado em relação aos elevados custos que envolve a fabricação de um molde de injeção.

Aproveite e siga @gcadcam no Instagram e curta nossa página no Facebook para se manter atualizado.

Impressão 3D A solução para seu produto

Ou até mesmo tenha se perguntado: como posso investir tanto dinheiro sem saber se meu produto será um sucesso? Esse artigo vai lhe dar sugestões de como conseguir o seu produto final sem precisar fazer um alto investimento.

Geralmente fabricar um molde de injeção para qualquer tipo de produto não é muito trivial. Ou seja, nem sempre todas as nossas ideias de criar e lançar um novo produto no mercado de consumo, e desejar que ele seja um verdadeiro sucesso de vendas, pode se tornar uma realidade.

Isso ocorre porque o custo para fabricar um molde de injeção é bem elevado. E se você é uma pessoa que não dispõe de recursos para dar vida à sua ideia, ela pode acabar morrendo sem nem mesmo ter nascido.

Uma grande saída para conseguir recursos para o desenvolvimento do seu produto, seria fazer com que um investidor comprasse a sua ideia e acreditasse nela. Sendo assim ele iria auxiliar com recursos e caso o produto emplacasse no mercado, os lucros poderiam ser divididos sem nenhum problema, fazendo com que todos ficassem satisfeitos.

Tudo isso poderia ser verdade se não houvesse a barreia da materialização do produto. Quero dizer que é muito difícil vender algo que ainda não existe.

Por mais que você possua um modelo matemático feito em sistema CAD. E ele não satisfaça a necessidade que, em geral, todas as pessoas possuem de sentir ou de ver funcionando uma ideia para depois investir nela. E agora, como vender um produto sem que ele exista e sem precisar investir grandes quantias de dinheiro para fazer ele existir?

É agora que eu quero lhe apresentar uma solução totalmente viável para os tipos de situações supracitadas. Essa solução já existe há tempo, porém muitas pessoas ainda desconhecem sua existência e sua praticidade.

Falo de uma técnica chamada de estereolitografia, pelo nome pode parecer ser um pouco complexa, mas garanto que não é. Meu objetivo aqui não é ser muito técnico na explicação, mas sim quero que você entenda o conceito dessa técnica.

Ela tem como papel principal criar um produto a partir de um modelo matemático desenvolvido em qualquer sistema CAD apropriado. Essa criação é possível porque a máquina de estereolitografia funciona como uma impressora 3D.

Que consegue desenvolver uma impressão com alguns tipos de resina plástica, explicando melhor, quando temos que imprimir um documento de texto. Criamos o em qualquer editor no nosso computador e enviamos para uma impressora.

Essa por sua vez lê e aplica tinta no papel tornando o nosso texto existente e palpável. De forma similar funciona a impressora de estereolitografia. Ela lê a geometria 3D de um produto criado por meio de um software adequado e imprime essa geometria com grande precisão através de raio laser.

Isso ocorre porque o laser é aplicado sobre um tanque que está cheio de resina plástica liquida. Conforme o laser toca a resina ela endurece e toma a forma do produto 3D anteriormente modelado no computador.

Claro que a estereolitografia está longe de ser um meio de produção de larga escala para o seu produto. Primeiro porque essa técnica possui um valor agregado considerável, no entanto, podemos dizer que esse valor pode ser até 90% menor que o pago pela fabricação de um molde de injeção.

O segundo ponto é porque esse meio de produzir um protótipo para o seu produto é um pouco demorado em relação a um molde de injeção. Como nossa preocupação nesse estágio não é o tempo gasto na criação do produto. Mas sim em possui-lo fisicamente com um valor agregado baixo para uma possível apresentação ou exibição, o método de estereolitografia se torna muito atraente e viável.

Esse método também é bastante empregado para criar um protótipo que sirva como modelo de teste para encaixe de outros componentes. Tornando possível um teste geral de um produto final que possui várias partes acopladas.

Somente depois de todos os testes feitos é que se pode construir o molde de injeção com total segurança, pois já se sabe que o produto prototipado atende às expectativas.

Espero que todos compreendam o que é e para que serve o método de impressão 3D chamado “estereolitografia”, bem como entendam suas vantagens e desvantagens.

Sobre

Mais de 18 anos de experiência no desenvolvimento de projetos de moldes de injeção termoplásticos, moldes de injeção para alumínio e zamak, coquilhas, ferramentas CDR, dispositivos de montagem e de controle, máquinas especiais e desenvolvimento de produtos. Pleno conhecimento e experiência com os softwares SolidWorks, Cimatron, AutoCAD, Inventor, NX e Solid Edge. Serviço de consultoria desde o projeto até a fabricação de moldes, máquinas, ferramentas e dispositivos passando pelo desenvolvimento de projetos, usinagem CNC CAM e máquinas convencionais, ajustes, montagem e todos os processos necessários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*