Formatos e legendas em desenho técnico

Em outro artigo fizemos uma introdução ao desenho técnico e creio que estamos bem embasados a respeito do que é e qual é sua aplicação. Vou continuar tratando desse assunto, hoje vou falar sobre a importância dos formatos e legendas e como criá-los de forma correta seguindo algumas normas. Se você não está familiarizado com leia o artigo “Introdução ao desenho técnico” em nosso site.

O que são os formatos?

Formato nada mais é do que o tamanho padrão do papel que era utilizado para desenhar, Nos dias de hoje não desenhamos mais diretamente no papel. Fazemos o desenho com auxílio de softwares como por exemplo Autocad e depois plotamos (imprimir) nos formatos adequados.

Existem cinco formatos de papel utilizados no desenho técnico, são eles: A4 (210 × 297), A3 (420 × 297), A2 (420 × 594), A1 (594 × 841) e A0 (841 × 1188) (medidas em milímetros). Eles são padronizados e nunca podem ser alterados, caso haja alteração no formato do papel pode haver grande confusão com a escala do desenho plotado (impresso).

Não quero entrar no assunto de escalas nesse momento, porém é importante citar que todo desenho é feito em alguma escala, seja de 1:1, 1:5, 1:10 e assim por diante.

Tendo em vista que os desenhos possuem escala e para que a escala seja mantida na plotagem, é necessário que o papel esteja no tamanho correto.

Imagine que um desenho seja feito em um formato A4 e depois você imprima ele em metade de um formato A4, obviamente ficaria com metade do seu tamanho original. Para desenhos que não são técnicos isso não é problema, mas para os técnicos isso influência muito.

Aproveite e siga @gcadcam no Instagram e curta nossa página no Facebook para se manter atualizado.

Formatos e legendas em desenho técnico

Outro item importante e padrão são as margens de cada formato, quando falo em margem estou dizendo que em todos os formatos elas existem. Como aqueles cadernos que usávamos para desenhar no ensino fundamental. A diferença é que nos de desenho técnico elas possuem medidas exatas. São elas:

  • Para formatos A2, A1 e A0 = margem esquerda 25 mm, margem superior, inferior e direita 10 mm;
  • Para formatos A3 e A4 = margem esquerda 25 mm, margem superior, inferior e direita 7 mm.

É fato que esse padrão normatizado foi definido há muito tempo, ou seja, se usava esse padrão como um auxílio para desenhar quando os desenhos eram feitos em pranchetas, atualmente com o sistema CAD muitas coisas mudaram, mas essas normas ainda não foram abolidas. Também é fato que de certa forma essas margens nos ajudam, pois, entre elas e os limites do formato (folha) existem marcações que nos auxiliam no dobramento do desenho.

O que são as legendas no desenho técnico?

Elas são uma espécie de etiqueta que fica posicionada no canto inferior direito da folha e fornece dados imprescindíveis ao desenho. A norma sugere a máxima dimensão que a legenda pode ter, no entanto, o tamanho pode ser também condicionado pela quantidade de informações necessárias ao desenho que estamos fazendo. As informações vitais que deve possuir uma legenda são:

  • Identificação do projetista / desenhista;
  • Empresa proprietária do desenho / projeto;
  • Nome do projeto;
  • Número de registro do desenho;
  • Simbologia de projeção;
  • Escala do desenho;
  • Tolerâncias;
  • Formato da folha;
  • Data do desenho;
  • Matéria-prima a ser utilizada na fabricação;
  • Campo de revisão e aprovação do desenho.

Outras informações podem ser necessárias dependendo do que trata o desenho ou projeto. O importante é salientar que não devemos inserir nos campos da legenda informações desnecessárias, isso pode poluir o desenho causando uma má interpretação do mesmo.

Quando começarmos a desenhar ou projetar é importante sempre ter em mente em qual formato iremos plotar nosso desenho. Isso fará com que saibamos se será necessário fazer uso de escalas ou não, por exemplo, se vamos desenhar um carro. Com certeza teremos que adotar uma escala de redução para que ele se enquadre em um formato. Sendo assim a utilizada será informada na legenda para que a pessoa que for interpretar esse desenho tenha total compreensão da proporção do carro.

Sobre

Mais de 18 anos de experiência no desenvolvimento de projetos de moldes de injeção termoplásticos, moldes de injeção para alumínio e zamak, coquilhas, ferramentas CDR, dispositivos de montagem e de controle, máquinas especiais e desenvolvimento de produtos. Pleno conhecimento e experiência com os softwares SolidWorks, Cimatron, AutoCAD, Inventor, NX e Solid Edge. Serviço de consultoria desde o projeto até a fabricação de moldes, máquinas, ferramentas e dispositivos passando pelo desenvolvimento de projetos, usinagem CNC CAM e máquinas convencionais, ajustes, montagem e todos os processos necessários.

0 Comentário sobre "Formatos e legendas em desenho técnico"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*