Comandos de Superfície no SolidWorks
No SolidWorks há uma infinidade de funções e comandos voltados para muitas áreas no que diz respeito ao desenvolvimento de produtos e projetos. Podemos usar e abusar de suas ferramentas para criar o que quisermos seja qual for a área em que trabalhemos. O software também possui recursos peculiares para cada ramo profissional, o que torna fácil o trabalho e otimiza o tempo gasto.
Siga @gcadcam no Instagram e curta nossa página no Facebook. Acompanhe-nos sempre nas redes sociais!
Vejo muitos profissionais atualmente que utilizam o SolidWorks de uma forma mais básica. Ou porque o trabalho que desenvolvem não exige um conhecimento de recursos avançados ou porque não tiveram tempo de aprender.
Quero tratar hoje de alguns recursos um pouco mais avançado que o software oferece. São os comandos de superfície, esses aliados com os comandos básicos (sólidos) possibilitam criar qualquer forma geométrica.
Vamos agora conhecer os comandos mais usados e suas respectivas funções.
1. Superfície extrudada:
Permite criar uma extrusão de superfície linear ou seguindo um vetor (linha), podemos adicionar inclinação, direção para ambos os lados. Caso seja um contorno fechado, temos a opção de criar uma tampa ao fim da superfície extrudada.
2. Superfície por revolução:
Possibilita criar extrusão de superfície de forma circular em torno de um eixo ou de uma aresta. Podemos definir a direção da revolução, o ângulo e também temos a chance de selecionar um contorno para que a partir do mesmo seja gerada a revolução.
3. Superfície varrida:
Esse recurso permite criar um perfil e um caminho fazendo com que a extrusão da superfície fique com o formato do perfil e siga um caminho linear ou com curvatura. Além disso, podemos refinar o comando configurando algumas outras opções.
4. Superfície limite:
Este serve para ligar duas superfícies de uma aresta a outra por meio de uma terceira superfície, muito usado para tampar modelos ocos. Há também algumas opções a serem configuradas permitindo, por exemplo, a ligação de duas faces por meio de uma terceira face curva.
5. Superfície preenchida no SolidWorks:
Permite fechar modelos ocos com formato plano ou curvo. Basta selecionar as arestas de referência e o comando se encarrega de criar uma face que cobre da forma que o software determina a área a ser fechada. Alguns ajustes também são disponíveis.
6. Superfície plana:
Torna possível fechar modelos ocos apenas de formato plano, selecionamos as arestas e ele criar uma face totalmente plana.
7. Superfície de offset:
Cria uma face com a distância determinada pelo usuário exatamente paralela da face selecionada.
8. Superfície regrada:
Prolonga uma face bastando apenas selecionar uma ou mais arestas da mesma, é possível definir a direção do prolongamento e também seu comprimento.
9. Filete (raio):
Como o próprio nome já nos diz, esse comando no permite criar raios entre duas ou mais faces, podemos definir alguns parâmetros para criação do raio.
10. Excluir superfície:
Nos dá a possibilidade de excluir uma face do nosso projeto, podemos excluir e remendar o espaço vazio ou preencher o espaço.
11. Estender superfície:
Este recurso estende uma face com uma medida determinada pelo usuário. Essa extensão pode ser linear ou seguir a direção da superfície em que se aplica o comando, basta selecionar a aresta. O comando faz com que a extensão e a face estendida se torne uma só.
12. Aparar superfície:
Com ele é possível cortar uma face por meio de outra face que se intersecciona com ela, o recurso nos dá a escolha da parte que queremos que seja mantida ou removida.
13. Costurar superfície:
Ele costura um conjunto de superfícies fazendo com que se torne um único corpo no projeto. Caso esse corpo esteja totalmente fechado podemos selecionar a opção que transforma o em um modelo sólido.
De forma básica esses são os comandos mais usados para modelar por meio de superfície no SolidWorks. Existe ainda alguns outros comandos disponíveis, se tiver interesse em aprender mais sobre esses recursos, adquira nosso Curso de SolidWorks — O uso das superfícies no projeto.
Deixe um comentário