Aprenda quais são as etapas da usinagem CNC

A usinagem CNC, para quem ainda não tem conhecimento no assunto, é a forma mais prática e rápida para chegarmos a geometrias físicas a partir de um modelo 3D desenvolvido em um sistema CAD 3D ou mesmo 2D. Para que possamos entender melhor, o programa CNC nada mais é do que a transformação de um modelo matemático 3D ou 2D em linhas de código que irão determinar a usinagem por meio de coordenadas X, Y e Z, todo esse código é enviado à máquina de usinagem CNC, que por sua vez lê esse código e executa a peça física (geralmente em aço), a seguir vamos conhecer esse processo etapa por etapa mais detalhadamente.

Aproveite e siga @gcadcam no Instagram e curta nossa página no Facebook para se manter atualizado.

Aprenda quais são as etapas da usinagem CNC

O processo para criação de programas de usinagem CNC

Criação do modelo

Em primeiro lugar devemos elaborar um modelo matemático de acordo com a necessidade de nosso projeto, ou seja, se estamos fabricando uma máquina o modelo da peça poderá ser um dos componentes dessa máquina, já se estivermos fabricando um molde de injeção o modelo poderá ser uma matriz do molde.

Importação para o software de CAM

Logo após criarmos o modelo 3D ou 2D em sistemas CAD, chega a hora de importarmos esse modelo para um software de CAM (programa que irá auxiliar na criação do programa de usinagem CNC). Alguns sistemas CAD já possuem um módulo para que possamos trabalhar com CAM também, ou podemos trabalhar com softwares distintos.

Posicionando o modelo corretamente no sistema CAM

Quando importamos um modelo para o sistema CAM esse modelo virá posicionado conforme foi criado, ou seja, nem sempre ele vai estar posicionado corretamente para a usinagem. Nós devemos posicionar o modelo no sistema CAM exatamente como vamos prender o bloco de aço na máquina CNC, também devemos lembrar que na maioria dos casos a origem do modelo (X=0, Y=0 e Z=0) deverá estar X e Y no centro do bloco e Z face superior do bloco.

Criando estratégias de usinagem e ferramentas

Depois de tudo posicionado então já podemos começar a criar nossas estratégias de usinagem, isso significa que iremos definir qual área do modelo será usinada e como essa área será usinada, além disso podemos criar no sistema CAM as ferramentas que utilizaremos para realizar a usinagem, por exemplo, se temos uma fresa de topo com diâmetro de 10mm disponível para uso, então podemos criar uma fresa como essa no sistema CAM e utilizá-la em nossos programas de usinagem.

Simulando o programa de usinagem

Logo após criarmos todas as nossas estratégias de usinagem de acordo com o modelo que estamos usinando, nós podemos realizar uma simulação dessa usinagem para que possíveis erros ou falhas possam ser detectadas, a simulação nos permite verificar exatamente como a peça física irá ficar depois de pronta.

Pós processando o programa de usinagem

Quando todas etapas acima estão prontas já podemos pós processar nosso programa de usinagem, isso quer dizer que precisamos transformar todo o trabalho que realizamos no sistema CAM numa linguagem que a máquina CNC possa interpretar e executar. Nesse ponto tudo o que a gente criou no ambiente gráfico do sistema CAM irá se tornar um longo bloco de texto com coordenadas para X, Y e Z e também com vários códigos específicos da linguagem CNC.

Enviando o programa para máquina CNC

É claro que o programa CNC já pós processado deverá ser enviado à máquina CNC para ser executado, podemos fazer isso de várias formas, mas a principal e mais usada é via cabo de dados. O processo é bem simples, basta ter um computador ao lado da máquina CNC ligado via cabo (verificar o cabo adequado), depois disso por meio de um pequeno software transmitimos esse programa para a máquina CNC que executará o mesmo.

Sobre

Mais de 18 anos de experiência no desenvolvimento de projetos de moldes de injeção termoplásticos, moldes de injeção para alumínio e zamak, coquilhas, ferramentas CDR, dispositivos de montagem e de controle, máquinas especiais e desenvolvimento de produtos. Pleno conhecimento e experiência com os softwares SolidWorks, Cimatron, AutoCAD, Inventor, NX e Solid Edge. Serviço de consultoria desde o projeto até a fabricação de moldes, máquinas, ferramentas e dispositivos passando pelo desenvolvimento de projetos, usinagem CNC CAM e máquinas convencionais, ajustes, montagem e todos os processos necessários.

0 Comentário sobre "Aprenda quais são as etapas da usinagem CNC"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*