A intenção correta do projeto para facilitar a usinagem CNC

A Usinagem CNC é sem dúvida o melhor meio de manufatura de um modo geral, ela permite precisão, agilidade e qualidade no resultado final. Porém, alguns pontos devem ser observados afim de que a usinagem se torne mais simplificada e com isso passe a ser muito mais otimizada.

Neste artigo vamos entender um pouco melhor quais são os critérios que um projeto deve possuir para que a usinagem CNC não se torne algo impossível de fazer.

Quando vamos elaborar um produto ou qualquer tipo de peça mecânica em um sistema CAD 3D com a intenção de fabricar por meio da usinagem CNC.

Devemos sempre ter em mente que é necessário gastar tempo na avaliação da Intenção do Projeto. Fazendo isso com certeza os trabalhos de usinagem posteriores ao projeto de CAD 3D ficarão muito mais fáceis de serem executados.

Aproveite e siga @gcadcam no Instagram e curta nossa página no Facebook para se manter atualizado.

A-intenção correta do projeto para-facilitar a usinagem CNC

Logo abaixo nós entenderemos o que é a intenção do projeto e também qual a sua influência no processo de fabricação.

Intenção do projeto na usinagem

A avaliação do projeto significa dizer que devemos sempre ao projetar qualquer tipo de peça ou produto. Ter em mente o quão mais simples ou mais complicado o nosso projeto será no momento da fabricação, é claro que devemos sempre optar, dentro do possível, por uma geometria mais simples.

Isso irá garantir um processo produtivo mais tranquilo e sem muitas surpresas no meio do caminho. O projetista tem sempre a obrigação de alinhar o design à facilidade de se chegar ao design desejado, ou seja, de nada adianta projetar algo imensamente bonito, mas impossível de ser fabricado.

Portanto, a intenção do projeto é um requisito primordial e que deve ser aplicado para qualquer tipo de projeto. É por meio dela que conseguimos devido a vários fatores chegarem a qualidade com baixo custo.

Como funciona a usinagem na prática?

Agora vou exemplificar algumas situações que são bem comuns para que possamos entender qual postura devemos adotar ao elaborarmos nossos projetos.

Os cantos

Quase todas as formas geométricas de peças e/ou componentes de máquinas, moldes de injeção e etc. que vemos em nossa rotina de trabalho diária possuem cantos.

O problema nessa questão não é a existência de cantos no projeto, mas sim o quanto esses cantos são agudos, isto é, sempre que possível procure criar o seu projeto.

Com cantos acima de 90.º, se criamos cantos com angulação abaixo de 90.º isso fará com que a usinagem se torne muito mais trabalhosa.

Os raios

Os raios utilizados no projeto também são de suma importância, isso porque dependendo do valor do raio a ser usinado e do diâmetro da ferramenta que estamos utilizando.

A máquina CNC pode sofrer mais ou menos esforço e a usinagem fica com um aspecto ruim de acabamento, ou seja, a rugosidade da superfície que foi usinada pode ficar muito acentuada.

As curvaturas

Se o seu projeto possuir um design mais arrojado que depende de certas curvaturas para ser formado, recomendo sempre que possível suavizar ao máximo essas curvas.

Explico: quando no momento da criação do programa CNC para usinagem, toda a curvatura da peça será convertida em blocos de coordenadas X, Y e Z para que a máquina CNC possa interpretá-las.

Isso significa que o quanto mais acentuada seja a curva mais linhas de programa ou blocos de coordenadas a máquina CNC terá que interpretar. Se ela possui um Comando Numérico muito avançado isso não vai representar nenhum problema, porém como na maioria dos casos as máquinas possuem Comandos Numéricos um tanto limitados.

A usinagem pode ficar comprometida tanto em seu desempenho quanto na sua qualidade.

Espero que essas dicas possam ajudar a otimizar o processo de usinagem na sua empresa, com certeza seguindo as orientações acima os problemas de usinagem CNC diminuirão bastante.

Para você que quer aprender mais sobre Usinagem temos o Curso de Cimatron – Usinagem CNC CAM 2D

Sobre

Mais de 18 anos de experiência no desenvolvimento de projetos de moldes de injeção termoplásticos, moldes de injeção para alumínio e zamak, coquilhas, ferramentas CDR, dispositivos de montagem e de controle, máquinas especiais e desenvolvimento de produtos. Pleno conhecimento e experiência com os softwares SolidWorks, Cimatron, AutoCAD, Inventor, NX e Solid Edge. Serviço de consultoria desde o projeto até a fabricação de moldes, máquinas, ferramentas e dispositivos passando pelo desenvolvimento de projetos, usinagem CNC CAM e máquinas convencionais, ajustes, montagem e todos os processos necessários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*